Cap. 43
Ainda mais aturdido do que já estava, Dimitri olha para fora da tenda e vê várias carroças do circo em chamas. Do lado de dentro, aproveitando o momento de distração, os prisioneiros partem para o ataque.
Helenix tosse sangue enquanto abre seus olhos a tempo de ver Gandolf, o ventríloquo, perguntar por meio de Gustaff, seu boneco: — Como você não viu essa chegando?
O ventríloquo fica repetindo a pergunta, golpeando a cabeça da mulher com o boneco de madeira a cada frase, até que pitonisa e boneco tenham uma só cabeça.
Kabir não voltará a se levantar devido ao buraco causado quando a cabeça de Isak transpassou seu corpo, levando parte de seus pulmões, coluna vertebral e esôfago.
A cabeça de Isak também atingiu Allegro, o palhaço mímico, rompendo vários de seus órgãos internos, Radu, arrependido, corre para acudir seu parceiro de espetáculo que não resiste e nem consegue se despedir, morrendo sem dizer uma palavra.
O luto de Radu é interrompido por socos, chutes e mordidas vindos da “Bela Isabella”, a bailarina espanhola assistente de Preston, de “Manoel Multibraços”, o malabarista português, e de Luan Lobo, o menino-animal das selvas colombianas, além dos cabos das vassouras de Hassan, Bomani e Dume, os faxineiros do circo que providenciam o empalamento do palhaço.
A jovem Alyona ataca Pietro com uma das facas de Dimitri, seu irmão, de quem era assistente no espetáculo. A moça nem chega a encostar no italiano, que dispara uma golfada de álcool e fogo sobre ela. A russa cai entre as caixas onde estava Augustus, agonizando e incendiando a madeira.
Ao ver sua irmã queimada viva, Dimitri arremessa instintivamente uma de suas facas, que atravessa o pescoço de Pietro. Não fossem os pedaços de dedos faltando, a lâmina teria acertado o olho do ruivo, conforme o russo havia mirado.
Percebendo que a sorte estava mudando de lado, Kleber se afasta sorrateiramente e foge em direção às carroças incendiadas.
Na tenda, em meio à fumaça e ao fogo, Augustus chega até Singh e o cesto contendo uma acuada Mingmei.