logo

Cap. 50

Ilustração com um fundo preto, no qual um grupo de seis silhuetas rodeiam uma silhueta em branco de um homem usando chapéu e com uma estrela de xerife dourada no peito.

Cobra Traiçoeira examina a mordida da cobra, pega sua faca e a esteriliza no fogo da carroça, mais pelo ritual que aprendeu do que por qualquer conhecimento médico, faz alguns talhos no braço do homem desacordado e começa a sugar, tentando retirar um pouco do veneno.

Enquanto isso, Wayne procura por seus cavalos desviando-se do fogo e das pessoas correndo.

Em meio a todo o caos, ele encontra um grupo no qual um homem distribui comandos e orientações. São pessoas de New Heaven que vieram cuidar do incêndio e a estrela que reluz no peito do homem mostra que ele é o xerife da cidade.

As pessoas seguem as instruções prontamente, sem necessidade de ameaças. Sem medo.

Por um momento, Wayne esquece os cavalos e sua estrela para ficar apenas observando aquele homem que, vendo-o parado em meio ao incêndio, se aproxima e pergunta:

— Você precisa de ajuda, amigo?

Cada vez que ele tenta responder parece que uma mula dá um coice em sua língua.

— Calma, rapaz — prossegue o homem, pondo a mão sobre o ombro de Wayne. — Você parece confuso. Venha comigo até um lugar em que você possa respirar sem morrer queimado ou ficar no caminho de quem está tentando ajudar.

Os dois caminham pela fumaça tentando se afastar do fogo até quase tropeçarem em Cobra Traiçoeira, ainda curvado sobre Augustus.

Com a mão no coldre, o xerife de New Heaven pergunta:

— Índio, o que você está fazendo com esse pobre homem?

— Chupando — responde o indígena. Antes de qualquer reação dos homens da lei, Cobra Traiçoeira cospe, limpa a boca e volta a falar:

— Pronto, chupei tudo o que consegui, mas não é o bastante.

Os xerifes se entreolham, ainda sem saber o que fazer.

— O que aconteceu? - pergunta Wayne.

Cobra Traiçoeira: — Uma das cobras da mulher branca picou Augustus enquanto ele me tirava da carroça pegando fogo. Ele desmaiou. Tentei tirar o veneno, mas ele precisa de ajuda.

Xerife de New Heaven: — Nós não temos um médico na cidade.

Cobra Traiçoeira: — Meu povo sabe curar veneno de cobra. Preciso de ajuda para levar ele até lá.

— Preciso cuidar desse maldito incêndio — responde o xerife de New Heaven, virando-se para Wayne e prosseguindo: — Você ajuda a levar esse homem até os índios para salvá-lo?
 

Texto Anterior Próximo Texto