Cap. 89
A multidão já se dispersou, Chuva Quente e Dente de Lobo foram embora e Nokomis foi dispensada após muitos agradecimentos. Ela preferia ficar e esperar que Augustus abrisse os olhos novamente, mas Noite da Raposa a convenceu que seria melhor ir para sua tenda e voltar no dia seguinte.
Já está escuro e Noite da Raposa reúne seus visitantes em volta de uma fogueira acesa em frente à sua tenda para compartilhar um caldo de coelho com raízes.
Augustus foi colocado deitado ao lado da fogueira para se manter aquecido enquanto respira um pouco de ar gelado.
Wayne, agora vestido após muita luta (o que tirou todo o divertimento de Lucretia), permanece amarrado e sob efeito do chá para Lua do Coiote. Ele, agora, olha maravilhado para as estrelas, se contorcendo para tentar pegar pelo menos uma delas.
— Quero estrelas. – pede, com a voz triste, partindo o coração de Lucretia.
— Difícil sentir raiva dele vendo-o assim, não é? – pergunta a ela Noite da Raposa.
Ela sorri, concordando com a cabeça e, aproveitando a deixa, estende a conversa: — Ainda não fomos apresentadas.
— Essa é minha avó, Noite da Raposa. – intromete-se Cobra Traiçoeira.
— Estou tão velha que não posso mais falar por mim mesma? – repreende a senhora, que prossegue:
— Como já disseram (ela olha para Cobra Traiçoeira, que se encolhe atrás de sua tigela de caldo), sou a avó do menino intrometido, mãe do chefe da tribo, viúva do antigo chefe da tribo, mas, principalmente, sou uma guerreira que enfrentou soldados e guerreiros de outras tribos até me cansar e decidir: chega de mortes. Desde então, sou uma curandeira, como vocês chamam.
— Ela também fala com os espíritos. – acrescenta Cobra Traiçoeira, antes de afundar novamente na tigela para fugir do olhar da avó.
Lucretia: — Uhm! Então, acredito que a senhora poderia me explicar o que seria essa coisa de dois espíritos, estou certa?
Noite da Raposa sorve um gole do caldo, olha para Lucretia, saboreia o momento de suspense e começa a falar: — Tudo bem, vamos lá.
— Não acho que você seja uma dois espíritos.