Cap. 116
O céu começa a ficar alaranjado com a chegada do sol. Logo, a cidade despertará.
— Vamos guardar tudo isso antes que o médico venha aqui. – diz McQueen, apontando para o tapete de documentos que Augustus espalhou pelo chão do cômodo.
— Continuamos quando anoitecer novamente. – determina o prefeito, vigiando a rua pela janela para certificar-se de que ninguém se aproxima.
Augustus concorda com a cabeça. Olhando para McQueen, ele procura o que dizer para expressar sua solidariedade e condolência, mas desiste, meneando negativamente a cabeça: — Não sei o que dizer...
O prefeito fecha os olhos, solta uma rápida fungada e interrompe a tentativa de consolo: — É porque não há palavras que mudem os acontecimentos. Nada que te digam mudará o que você fez... ou deixou de fazer.
Há um breve silêncio entre eles até que Augustus respira resignado e volta a guardar tudo o que tirou do relógio.
— Pronto. – avisa Augustus ao prefeito, que examina cuidadosamente o chão e o relógio.
O prefeito, então, se aproxima e sussurra, mesmo estando apenas os dois no cômodo: — Preste muita atenção. Ninguém mais pode saber sobre o que você viu aqui. Não comente, nem sequer pense sobre isso perto dos outros. Você não faz ideia do risco que nossas vidas estão correndo aqui, entendeu?
Augustus nem tem tempo de responder, pois o Dr. William abre a porta e vendo seus pacientes tão próximos fisicamente, decide perguntar: — Interrompo alguma coisa? Posso voltar mais tarde, sem problemas.
— Que bom que chegou, doutor. – diz Augustus, tentando contornar a situação. — Estava justamente perguntando ao senhor prefeito se meus olhos não estão vermelhos demais. Qual a sua opinião?
De fato, os olhos de Augustus estavam avermelhados em decorrência da noite em claro, ouvindo o prefeito e vasculhando todos aqueles documentos.
O médico se aproxima, examina por alguns instantes os olhos do homem e emite seu diagnóstico: — Vá dormir. Não sei o que você fez durante a noite (o doutor desvia o olhar para o prefeito e continua) aliás, nem é da minha conta o que vocês fazem aqui quando estão a sós. Só recomendo que se lembrem de suas condições físicas e não cometam excessos.