logo

Cap. 160

O padre estava preocupado com a faca que a freira carregava, mas as palavras da moça se mostraram bem mais afiadas.

Westwood tenta retomar as rédeas da conversa: — Como você...

Bridget não precisa esperar o final e corta novamente a frase do falso clérigo: — O senhor nunca fez uma oração, lembrou de alguma data religiosa, leu a bíblia, benzeu ou batizou alguém. Nem mesmo sabe fazer o sinal da cruz.

— Pensei que fosse pelos tiros, palavrões, bebidas e mortes. – balbucia o padre.

— Há! – deve ser a primeira vez em que aquela mulher dá uma risada (se é que foi uma risada). — Essas coisas os padres fazem o tempo todo.

A mulher faz uma rápida pausa e conclui: — Além de outras muito piores.

Padre: — Então, por que não me denunciou? Por que não disse a todos que eu não sou o padre Westwood?

Bridget, friamente: — Em primeiro lugar, a quem eu iria denunciá-lo? Ao prefeito, que morre de medo do senhor? Ou ao xerife, que parece ser tão xerife quanto o senhor é padre?

Os olhos do padre se arregalam conforme ele começa a ver aquela mulher não apenas como um risco controlado, mas como uma enorme ameaça, não apenas a ele.

— Mas, (a moça retoma a fala) o principal e verdadeiro motivo de eu não ter feito nada contra o senhor, não dizer a Deus e ao mundo que o senhor não é o padre Westwood, é justamente pelo fato do senhor não ser o padre Westwood.

A testa do pseudo-sacerdote torna-se uma sucessão de vincos conforme tenta digerir todas aquelas palavras.

Bridget: — Eu tinha... certas questões a tratar com o verdadeiro padre Westwood. Contas a acertar, por assim dizer. Então, vim atrás dele e acabei encontrando o senhor.

Ela continua: — Em qualquer outra cidade, o senhor já teria sido queimado por heresia, mas parece que deu sorte em parar num lugar onde os brancos não frequentam a igreja e os mexicanos consideram não ir à missa uma troca justa pelo senhor ter matado o antigo xerife.

Westwood (vamos continuar a chamá-lo assim) não sabe o que dizer, então, a freira prossegue: — Mas, temos convivido bem. O senhor se comporta comigo e cumpriu sua parte me ensinando a atirar, então, eu pergunto: quer aprender a ser um padre de verdade?
 

Texto Anterior Próximo Texto