logo

Cap. 231

Augustus olha para seu relógio e avisa: — Hora de trocar o vigia.”.

Tex se levanta: — Eu vou.”.

Ele vai até a porta, confirma com Sarah que nada suspeito apareceu e coloca a moça sentada a seu lado.”.

— Aí ela ficará afastada da fogueira. – protesta Augustus, mas Tex encerra o assunto:”.

— Isso não é problema seu. Se ela quiser calor, eu cuido de deixar tudo bem quente para ela.”.

Vendo que nem mesmo a moça protesta, Augustus volta sua atenção para o diário.”.

“Ao sermos abordados pelos guerreiros Cree, um deles veio falar comigo. De acordo com nosso guia local, ele queria saber se nós éramos o grupo que seguia em linha reta até o outro lado do país.”.

Confirmei ser aquela nossa intenção e ele pediu para confirmarmos que pretendíamos seguir diretamente pela terra do silêncio.”.

Pedi que ele me explicasse onde era tal lugar, pois desconhecia o nome. Após alguns gestos e trocados consegui entender e confirmar que nos dirigíamos ao local mencionado.”.

O nativo voltou ao seu grupo e todos começaram a rir. Ele retornou e comunicou que estávamos liberados para ir em paz.”.

Pedi a nosso intérprete que perguntasse se eles pretendiam nos atacar antes. O nativo calmamente respondeu que sim. Perguntei por que haviam mudado de ideia. Ele respondeu rindo que já estávamos mortos e não éramos mais brancos com quem teriam que se preocupar.”.

Arriscando ser insistente demais, perguntei por que estávamos mortos. Ele respondeu apenas: Windigos.”.

Ao ouvir aquela palavra, os demais nativos começaram a brandir suas armas e entoar gritos de guerra. E, assim, foram se afastando.”.

Nossos homens estranharam o ocorrido, mas estavam mais aliviados em serem liberados do que preocupados com o que poderíamos acabar enfrentando.”.

Depois do encontro, nenhuma outra tribo fez contato conosco. Era como se fôssemos espíritos seguindo pelo umbral rumo ao nosso inferno.”.

Dois dias depois encontramos um grupo de comerciantes de peles, sendo um deles nativo dos Pés Pretos. Foi ele quem forneceu mais informações”.
 

Texto Anterior Próximo Texto