Cap. 202
Lá se vão Augustus, Cobra Traiçoeira e Henry atrás de Ted Tex e sua refém.
Henry é um homem de pequena estatura, com um peso mais adequado a um homem maior e um rosto que mantém uma expressão que, provavelmente, só será consertada, um dia, com um tiro dado bem de perto.
Em Rotten Root, Dr. William faz as demais apresentações:
— Xerife Austin, este senhor caído e com provável lesão na coluna é o prefeito McQueen. Mais adiante, está o xerife Wayne, que o senhor já conheceu e, provavelmente, também ficará um bom tempo sem conseguir se mover direito. O homem negro desmaiado e sangrando chama-se Joachim e é esposo da mulher assassinada e cunhado da moça sequestrada. A mulher cm a perna enfaixada, que o senhor deve se lembrar, é Dona Lucretia, dona do estabelecimento que queima à sua frente.
Austin: — Lamento pelo que aconteceu aqui. Aquele pilantra nos enganou direitinho. Estávamos indo numa direção totalmente oposta quando ouvimos as explosões.
— O que ele aprontou em sua cidade? – pergunta padre Westwood, que também já havia encontrado o xerife Austin em New Heaven.
Austin: — Ele ficou rondando o banco da cidade, isso levantou suspeitas. Depois arrumou briga com o dono do bordel da cidade e explodiu seu alambique. Não sem antes ter esfaqueado uma pobre moça que trabalhava lá.
Austin baixa a cabeça em sinal de culpa: — Eu demorei para reconhecer o sujeito do cartaz de procurado.
William: — Não se culpe, nós também demoramos demais para dar um jeito nele.
Austin: — Se serve de consolo, pelo menos ele veio sozinho. Tex fazia parte da Matilha Maluca e andava com gente quase tão ruim quanto ele. Imagino o estrago que teriam feito se estivessem juntos.
Padre: — Por que será que veio sozinho?
Austin: — Esses tipos não são confiáveis, vivem brigando entre si e traindo uns aos outros. O líder da tal Matilha, dizem, foi morto pelo próprio Tex.
O xerife olha para William e conclui: — Se esses tipos começarem a vir para cá, melhor trocar de profissão para coveiro, doutor. Esse prédio em cinzas é bem um exemplo do que eles deixam quando passam por algum lugar.