Cap. 104
Os dias se passam, o doutor continua em seu regime prisional semiaberto, dormindo na cadeia, com direito a algumas noites de pôquer no bar do Ramirez e cuidando de Augustus e de McQueen.
Wayne ainda não foi até Missoula para conferir a veracidade da história contada por William. Como o médico não tem dado trabalho e tem até atendido as pessoas da cidade na cadeia, não há pressa.
Para o xerife, no momento, mais importante é providenciar uma nova estrela para colocar no peito. Ele precisa procurar Aaron Smith, o ferreiro que vive um pouco mais afastado da cidade, e ver o que pode ser feito.
Augustus está quase totalmente recuperado, apenas com alguns tremores ocasionais (talvez mais culpa das ervas indígenas do que do veneno da cobra).
Já o prefeito se recupera mais lentamente. Ele já consegue se sentar e arrisca tentar alguns passos.
Westwood tem permanecido isolado em sua capela. Ele e irmã Bridget ainda não conversaram sobre os últimos eventos e o padre percebe a impaciência crescer dentro da moça.
Cobra Traiçoeira tem ajudado Lucretia no cabaré. Ele também continua caçando cobras (e animais similares) para vender a pele. Aliás, Lucretia adotou os ex-integrantes do circo de Augustus, incorporados à rotina do cabaré e da cidade, para desespero de Wayne e de parte da população.
Mas, quem se arrisca a ir confrontá-la?
Tudo segue em uma inesperada tranquilidade até que Augustus (para variar) decide fazer uma surpresa para o prefeito McQueen: em retribuição à hospitalidade oferecida, ele dará corda naquele enorme relógio da sala.
No meio da noite, já sem o Dr. William por lá e com o prefeito dormindo, Augustus vai silenciosamente até o relógio, abre a porta de vidro e começa a procurar a chave para dar corda no aparelho.
Ele remove o pêndulo e procura pela peça no fundo do relógio, onde percebe uma tábua solta.
Augustus remove a tábua e encontra uma caixa. Curioso, ele a abre e começa a examinar uma série de documentos e anotações.
Ele não consegue parar de ler, pelo menos até ser interrompido por um prefeito McQueen escorado na parede com uma arma apontada para ele:
— Precisamos conversar.
Aqui termina o primeiro ano de Rotten Root. Obrigado por aturar tanto tempo.