Cap. 268
O bote chega a um declive e a gravidade começa a fazer com que a embarcação se mova. Por um lado, isso é bom por dispensar o esforço de remar, por outro lado, não há como controlar o barco.
Felizmente, a quantidade maior de árvores ainda em pé na parte da floresta na qual chegaram impede que ganhem muita velocidade, porém, o bote fica sendo espremido entre as árvores e começa a se desmontar.
São minutos intermináveis em que Sarah e Augustus tentam se manter dentro do bote, segurar as partes do bote em volta deles e manter Cobra Traiçoeira entre suas pernas para que não fique batendo nas laterais e fundo do bote, nem seja arremessado para o meio do mar de lama e neve que ainda não desistiu de engolir o grupo.
Em meio a três árvores, eles finalmente param em um local onde já é possível ver um pedaço de chão que não foi coberto pela avalanche.
Após aguardar mais alguns angustiantes momentos até a neve se assentar mais um pouco, Augustus se inclina no bote, apoia as pernas em uma das árvores e toma um último impulso para mover a embarcação em direção à terra firme.
Quando chegam ao solo, o bote é praticamente um feixe de tábuas mal pregadas. Estivessem na água e teriam certamente naufragado. Mas estavam em terra, firme e sobreviveram à avalanche.
— O que a gente faz agora? – pergunta Sarah, sabendo que ainda não é possível relaxar ou mesmo comemorar.
Augustus: — Vamos levar Cobra Traiçoeira para ser tratado.
Sarah: — Ele não consegue andar, mal está respirando. Não arriscaria tentar tirar o corpo dele daqui.
Augustus suspira, sai do bote se posiciona atrás da embarcação e apresenta sua solução: — Então, vamos empurrar o barco até onde for preciso.
A moça acha um tanto improvável que consigam empurrar o bote por muito tempo, seja pelas condições da embarcação, seja pelo que sobrou dos braços e pernas deles, mas não parece mais impossível do que conseguir navegar em uma avalanche.
Ela se junta ao delegado e se preparam para começar a empurrar, sem perceber um par de olhos avermelhados que os observam em meio à neve.